terça-feira, 8 de junho de 2010

Greve de ônibus a partir de hoje

por opovo on-line

No horário de pico, devem funcionar 70% da frota de ônibus de Fortaleza. Fora desse horário, apenas metade da frota vai circular. Motoristas foram orientados a dirigir a 40 km/h, a só trafegar pelo lado direito e a obedecer ao limite de passageiros no veículo

A partir da meia-noite de hoje, motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza estão em greve. As negociações sobre reajuste salarial e outras reivindicações sociais não evoluíram. Com isso, só circularão alguns dos 1.821 ônibus da Capital. Passam a funcionar 70% da frota de ônibus, em horários de pico, e 50% fora desse horário. Entenda-se por horário de pico o período das 6h30min às 8 horas e entre 17 horas e 18h30min.

Os valores foram fixados pelo despacho 02916/2010, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, assinado pelo presidente do TRT, José Antônio Parente da Silva. A decisão foi expedida no início da noite de ontem. O TRT também agendou para a próxima quinta-feira, dia 10, às 15 horas, reunião com trabalhadores e empresários para discutir o dissídio coletivo.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) deu entrada com pedido do dissídio na tarde de ontem. Com o dissídio, é a Justiça que determina o percentual de reajuste para a categoria. Na manhã e na tarde de ontem, motoristas e cobradores se reuniram em assembleias para combinar o procedimento que será adotado a partir de hoje.

A recomendação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) é de que os motoristas mantenham a “operação padrão”. Ou seja, trafeguem a 40 quilômetros por hora, não façam ultrapassagens e usem apenas a faixa do lado direito. Eles também foram orientados a não sair com o ônibus se o veículo estiver com o pneu desgastado ou com o retrovisor ou para-brisa quebrados. Os motoristas também devem obedecer ao limite de passageiros - 42 sentados e 35 em pé.

Escala
Ficou combinado também que, na porta de cada garagem, estará uma equipe para verificar a escala feita pela empresa. “Vamos esperar a comissão do Sindicato chegar para entrar na empresa”, alertou à categoria o assessor político do Sintro, Valdir Pereira. A categoria repetiu que deve haver “problemas e surpresas” hoje, mas os diretores do Sintro pediram tranquilidade e união. “Vamos trabalhar na operação tartaruga. Começamos a greve, mas ninguém sabe quando termina”, citou Geraldo Lucena, diretor de patrimônio do Sintro.

O presidente do Sintro, Domingo Gomes Neto, comentou a desistência dos empresários em continuar as negociações. “A gente só foi perder tempo ouvindo os patrões. A gente esperava uma proposta melhor”, frisou, referindo-se aos 5,5% de reajuste oferecido pelos empresários.

A categoria pedia inicialmente 45,37% de aumento salarial. No domingo, em reunião na Procuradoria Regional do Trabalho, propuseram 33% - sem acordo com os donos de empresas. (Colaborou Janaína Bras)

NÚMEROS

1,2
MILHÃO DE PESSOAS USAM ÔNIBUS TODO DIA EM FORTALEZA

E-MAIS

NOTA DA ETUFOR
> Em comunicado, emitido no início da noite de ontem, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) apelou para que os sindicatos de empregados e patrões entrassem em acordo e evitassem a greve.

>A Empresa frisou que encaminhará ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a partir de hoje, relatório diário sobre a operação dos ônibus. “Dados comprovados por monitoramento via GPS serão informados à Justiça do Trabalho para demonstrar qualquer indício de ilegalidade do movimento que possa vir a prejudicar aos usuários do serviço”, cita a nota.

> A Etufor também informou que será reforçado o efetivo de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), da Etufor e de guardas municipais “nos terminais de integração para assegurar o embarque e desembarque tranquilo de passageiros”.

>Segundo a Etufor, caso haja aumento no preço das tarifas em táxis e topiques neste período de greve, a denúncia deve ser feita pelo Fala, Fortaleza, por meio do número: 0800 285 0880.

Nenhum comentário:

Postar um comentário