terça-feira, 22 de junho de 2010

30% dos ônibus circulam na Capital; Sintro promete paralisar tudo

por jangadeiro on-line




A população de Fortaleza amanheceu sob o medo de não ter condução para o trabalho nesta terça-feira (21). Entretanto,  alguns ônibus ainda circulam durante a manhã na Capital. Ontem o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) havia sido anunciado, após assembleia, que a paralisação seria total. O assessor político do Sintro, Valdir Pereira, ainda promete que o sindicato irá paralisar os ônibus que ainda rodam nas próximas horas.
Segunto a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 30% dos ônibus circulam no início desta manhã, descumprindo mais uma vez o percentual determinado pela justiça, de manter 70% da frota em horários de pico e 50% nos outros horários.
                                                       
Paradas de ônibus lotadas em Fortaleza. Foto: Reprodução TV Jangadeiro









Terminal da Parangaba na manhã de hoje: sem ônibus e quase em passageiros (Foto: reprodução TV Jangadeiro)

Segunto a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 30% dos ônibus circulam no início desta manhã, descumprindo mais uma vez o percentual determinado pela justiça, de manter 70% da frota em horários de pico e 50% nos outros horários.

Nos terminais, populares dizem que já há poucos coletivos e eles chegam sempre lotados.  Valdir disse que durante todo o dia não haverá sequer um ônibus para atender a população e que,  após a paralisação total, os grevistas não têm previsão para voltar às atividades, apesar da ameaça de nova multa de R$ 30 mil a cada dia de descumprimento dos percentuais em circulação.
O assessor  político do Sintro informou ainda que neste momento, desde as 9 horas, a categoria realiza uma grande manifestação em frente ao Sindicato, na avenida Tristão Gonçalves, no Centro de Fortaleza.
Coletiva do Sindiônibus
O Sindiônibus realiza coletiva com a diretoria da entidade desde as 10 horas, na sede do Sindicato, “com o objetivo de esclarecer os fatos com relação aos acontecimentos com o transporte coletivo de Fortaleza, além de informar o andamento do processo de negociação e medidas tomadas para minimizar os danos causados à população pela greve dos motoristas”.
Alerta
A categoria pede, por meio do Sintro, a compreensão dos usuários dizendo: “sabemos que a maioria é formada de trabalhadores como nós e é por isso que nos dirigimos respeitosamente a cada um para comunicar sobre essa decisão”. A carta à população escrita pelo Sintro ainda diz que os trabalhadores rodoviários assumem o compromisso de regularizar o funcionamento completo dos coletivos, a partir do momento em que o empresariado, o judiciário e a Prefeitura se dignarem a respeitar a categoria, abrindo um canal de negociação interessante para ambas as partes (trabalhadores e empresários).
Polícia
Os ônibus que saíram das garagens das empresas nesta manhã tiveram o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança, que colocou viaturas nas entradas de cada uma para permitir que os trabalhadores que não quisessem aderir ao movimento fossem cumprir as escalas de trabalho.
Reivindicação
Os motoristas, cobradores e fiscais redefiniram a reivindicação de aumento salarial nesta segunda-feira (21). Eles diminuíram o pedido de 45% de reajuste para 25%, segundo os trabalhadores, “por uma pressão da população, que já não aguenta mais essa greve parcial”. A nova proposta deve ser apresentada hoje ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário